sábado, 9 de novembro de 2013

Inempregável

Pra quem não lembra.

O ano era 1997, três anos depois da eleição do então Presidente Fernando Henrique Cardoso.

Essa é uma parte do discurso original do Presidente Fernando Henrique:
"Não adianta ficar de braços cruzados lamentando um processo real.
(...) Ora, se isso é assim, nós nos países em desenvolvimento temos que prestar atenção a esses processos [de globalização econômica] e descobrir meios pelos quais se diminui, ao menos, esse processo [de desemprego].
(...) Não é fácil  Mas existe isso, existem os que são , crescentemente, inempregáveis (sic). Não é que não tenham emprego, inempregáveis por razões, por um lado, pela falta de qualificação e, pelo outro lado, pelo  desinteresse do setor produtivo mais avançado em emprega-las. São dispensáveis."

Bom, em 1997 eu ouvi esse pronunciamento. Nessa época eu trabalhava como metalúrgico  e desde o Collor as coisas não estavam fáceis para os metalúrgicos,  a industria de base brasileira com o Collor perdeu um monte de subsídios, o que pegou e destruiu a industria de uma vez,  então, eu entendi o seguinte, a culpa do meu emprego ser uma porcaria ou eu não ter um emprego era da globalização e minha.
Detalhe, eu tinha segundo grau completo, curso técnico (como projetista mecânico, mas que eu não conseguia exercer por falta de experiência no cargo) e tinha um sujeito em rede nacional dizendo que eu era INEMPREGÁVEL.

Bom, o cenário mundial mudou bastante, a globalização continua comendo solta por aí mas os índices de desemprego caíram drasticamente no Brasil. O que mudou?

Primeiro, a industria de base aumentou. A atividade industrial foi fomentada e setores que são a base para o crescimento do pais estão COMEÇANDO a ser estimulados de forma a isso ocorrer.

Eu queria poder dizer que a parte do treinamento e escolaridade aumentou, mas não, isso não ocorreu, na verdade, atualmente estamos numa situação de deficit de mão de obra especializada, e isso é um grande problema para a atividade industrial e o desenvolvimento do país. 

Mas é importante frisar: CADÊ os tais dos inempregáveis?

Vou falar por mim: Tô indo bem, obrigado, tenho carteira assinada a um tempão, me formei e atualmente pretendo atuar numa carreira de terceiro grau pública (por que me formei velho, :s).

Sinceramente, acredito na meritocracia, e se um sujeito trabalha e não faz o seu trabalho direito, deve ir pra outro trabalho. O Sr Fernando Henrique e sua equipe econômica não fizeram um bom trabalho, e se tiveram méritos, os deméritos foram maiores, e dou como um exemplo essa questão dos inempregáveis.

Por isso, o Sr. Fernando Henrique e qualquer pessoa ou instituição que compartilhe a visão ideológica e política desse senhor demonstrou ser, por experiência prática, totalmente inempregável para o nosso país (não resisti :D).

Nenhum comentário:

Postar um comentário