sábado, 9 de novembro de 2013

Explicação de um francês sobre a política brasileira.

Essa é a visão de um francês sobre a política brasileira. Achei fantástico como ele descreveu perfeitamente nosso sistema político num texto bem simples.

"A política [no Brasil] não funciona só na dimensão esquerda-direita.  Brasil é um pais de esquerda em vários aspectos e de direita em outros. Por exemplo, se pode perder seu emprego de um dia pra outro quase sem aviso. Tem uma diferencia enorme entre os pobres e os ricos. Ganhar vinte vezes o salario minimo é bastante comum, e ganhar o salario minimo ainda mais. As crianças de classe media ou alta estudam quase todos em escolas particulares, as igrejas tem um impacto muito importante sobre decisões politicas.
E de outro lado, existe um sistema de saúde publico, o estado tem muitas empresas, tem muitos funcionários públicos, tem bastante ajuda para erradicar a pobreza em regiões menos desenvolvidas do país. O mesmo governo é uma mistura de política conservadora, liberal e socialista."

Referência <http://www.sedentario.org/artigos/65-impressoes-de-um-frances-sobre-o-brasil-63619> acesso 10/07/2013 

É bacana por que é uma visão sucinta, não entra em níveis de complexidade tais como a questão da corrução ou da laicidade do estado, por exemplo.

É divertido de ver que depois, em outras impressões, o francês fala sobre corrupção, educação e tal, mas é uma visão de fora.

Alias, essa série sobre impressões de brasileiros sobre os países estrangeiros e dos estrangeiros sobre o Brasil é ótima, vale a pena dar uma fuçada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário